2014-11-29

As três tarefas de António Costa







• Augusto Santos Silva, As três tarefas de António Costa :
«Já muito se escreveu sobre as circunstâncias delicadas em que decorre, este fim de semana, o 20.º Congresso do Partido Socialista. Não vale a pena repeti-las. Nem será também de grande utilidade retirar delas efeitos supostamente definitivos. Como dizia um antigo primeiro-ministro britânico, a lição básica da atividade política é que cada semana é uma eternidade......



Nada disto diminui, antes aumenta, a responsabilidade do novo secretário-geral do PS. É ela que pretendo considerar.



Do ponto de vista do juízo público sobre a sua personalidade, António Costa não tem nenhum problema; até acumulou bom capital. Eis a razão por que julgo que a disputa interpartidária não vai ser dominada pelo seu mérito pessoal, nem pela sua dependência face a outros. Se assim fosse, Costa facilmente bateria Passos Coelho . As tarefas que tem pela frente, e são de monta, estão noutro lado.



A primeiro é focar o PS na ação política . Não pode perder a dinâmica criada pelas eleições primárias. E não pode permitir que o debate em torno do inquérito judicial a José Sócrates contamine a agenda partidária.



Claro que esse debate existe e é bom que exista. Se, nos termos constitucionais, a justiça se faz em nome do povo, não se vê como é que o povo há de alhear-se. As perplexidades são muitas e as convicções dividem certamente a sociedade portuguesa. O bloco sociopolítico que Costa tem de liderar será irremediavelmente atingido por essa divisão, mais ou menos apaixonada. Mas não poderá deixar-se condicionar por ela, no que diz respeito à sua ação presente e futura.



Depois, António Costa tem de intensificar a oposição ao Governo . A mais forte arma de que os seus adversários, na maioria ou à esquerda do PS, dispõem contra ele é inverter-lhe o estatuto, tratando-o como virtual primeiro-ministro. Porém, a circunstância talvez lhe venha a facilitar a vida. Por mais uma das viragens em que a política é fértil, Costa passou subitamente de vencedor antecipado a possível vencido. Muda o palpite, mas não muda o exagero. O que bem lhe poderá servir para acentuar a lógica de oposição, que é própria de um partido que almeja vencer eleitoralmente o Governo incumbente.



Para essa intensificação, tanto quanto vejo, o mais remunerador é o movimento em tenaz . De um lado, o exame crítico do programa de ajustamento e do que ele significou em matéria de decadência económica, retrocesso social e perda de recursos . Marcando, pois, o papel do Governo como subalterno e devoto da troika. Do outro lado, a denúncia dos erros e fracassos que foram devidos, não à imposição da troika, mas a decisão própria. A barafunda vivida nos ministérios da Educação e da Justiça, a destruição da estrutura técnica da Segurança Social ou a total paralisia da Agricultura são bons exemplos .



Finalmente, a terceira tarefa de António Costa é construir o programa político alternativo . A orientação estratégica já ficou conhecida, com a "Agenda para a década". Importa agora concretizá-la para o próximo quadriénio.



Enão parece que possa andar longe da seguinte triangulação. Na frente interna , a proposta de um acordo tripartido que estabilize as políticas de rendimentos e impostos, associando-as a metas e ganhos de produtividade, e maximize o aproveitamento do novo quadro comunitário. Na frente europeia , um referencial para a renegociação dos termos e prazos da consolidação orçamental. Na frente das reformas , a prioridade a programas que não só exigem mais despesa pública como, pelo contrário, a diminuem, de que a descentralização para regiões e municípios e o relançamento da modernização administrativa me parecem ser os exemplos mais óbvios.



Um dos mais fortes atributos públicos de António Costa é a teimosia com que segue o seu plano de operações, indiferente ao ruído à sua volta, interno ou externo. Neste momento, essa qualidade ou defeito pode ser mesmo a sua vantagem principal


Fonte: http://corporacoes.blogspot.com/2014/11/as-tres-tarefas-de-antonio-costa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário